sábado, 23 de abril de 2011

História da Família Ferreira

Família portuguesa, sobrenome classificado como toponimico, ou seja de origem geografica, significaria "lugar onde há ferro, mina ou jazida de ferro". Rui Pires, um dos fidalgos que vieram a este reino com a rainha D.Tareja, foi o primeiro que se chamou de Ferreira, tomando o nome da "Ferreira de Alves", de quem foi senhor, e é considerado como sendo o solar da familia.
Ferreira é um nome comum no Brasil em especial nas regiões Norte e Nordeste.

Por parte de Pai meus avós vieram da região Nordeste do País estabelecendo-se em Icaraíma-PR onde meu Tio Gelson Ferreira trabalhou políticamente pelo crescimento da cidade, chagando a Vereador pelo MDB cargo eletivo que exerceu por consecutivos mandatos.

Vinicius Janoski Ferreira


61 comentários:

  1. ola bom dia eu tambem sou ferreira e meus bizavos imigraram para o brasil ,mas pouco consegui descobrir sobre eles e seus descendentes ass patricia ferreira

    ResponderExcluir
  2. Até onde sei, o Ferreira veio da minha avó que é mineira ,passado pra meu pai que é baiano e continuando em mim e meu irmão, cariocas... queria muito saber mais sobre a história dessa familia TÃO grande^^
    Qualquer coisa, se quiser/souber/puder... manda um comentário.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sou tambem uma Ferreira, alias, uma Marques Ferreira, o que sei que meus avos sao decedentes de portugueses, vieram pequenos ainda de portugal.
    Achei legal pois tenho brasao dos dois nomes.
    Lucia

    ResponderExcluir
  4. Me add no MSN que conversamos mais ...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se posso recolher a imagem do Brasão e postar no meu orkut?Sou Ferreira tbém,meu avô era descendente de Alemães..Abraçoss!!

    ResponderExcluir
  6. olá, bom dia!!!
    Sou uma Ferreira Silva, sei que minha avó paterna era portuguesa e meu avô era descendente de escravos.
    meu msn: adde_2804@hotmail.com

    Abraços

    Varlene

    ResponderExcluir
  7. É claro que pode colocar o brasão no seu orkut, afinal é "propriedade" de todos nós, os Ferreira.

    Quem quiser saber mais sobrs a história da nossa grande família me add MSN - pitbullsarado2@yahoo.com.br

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. boa noite eu procuro descendentes de meu avo que se chamava jaime ferreira e faleceu em porto alegre rio grande do sul se me puder ajudar agradecia muito o meu mail e patriciaalexandra11@hotmail.com obrigado aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sei ao certo a cidade que meu avô paterno vivia, mas ele era de RS. Orlando Ferreira era o nome dele, ele já é falecido e tem filhos no Pará, Mato Grosso e Rondônia onde moro. Talvez possamos ter algum parentesco!
      Meyre!

      Excluir
    2. Oi, sou Ferreira por parte de mãe e de pai, eles não são parentes, pelo menos não proximos. Minha avó materna é baiana e tem como sobrenome Dias Ferreira, meu avô paterno é Gaúcho e tbm assina Ferreira. Não sei muito sobre a origem, mas sei que tanto por parte de mãe como por parte de pai tem italianos. Se alguem souber um pouco mais sobre a história dos Ferreira me avisem, eu gostaria muito de saber!
      Ah. eu moro em Rondônia.
      Rosimeire (Meyre) Dias Ferreira

      Excluir
  9. caramba tenho parente tucano!!!!!!!assim não dá

    ResponderExcluir
  10. ola tb sou da familia ferreira do rRN, por favor gostaria de saber mais sobre essa familia francy ferreira

    ResponderExcluir
  11. meu pai tbm é um Ferreira. Como faço para descobrir sua origem?
    Edmara

    ResponderExcluir
  12. ola boa tarde,sou gaúcha moro em uma cidade chamada Gravataí região metropolitana de Porto Alegre capital do RIO GRANDE DO SUL.Moro em Gravataí desde que nasci e gosto muito daqui mas sempre gostei de história e por isso sempre tive curiosidade de saber mais sobre a familia ferreira,agora já conheci um pouquinho da história da qual eu também faço parte,obrigada pelas imformções.!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. sou ferreira de serra talhada,descendente de lampião,de onde vem esse ferreira.

    ResponderExcluir
  14. nossa!!! casei com um Ferreira de paula,e todos meus filhos tem este sobrenome,gostaria de saber mais.

    ResponderExcluir
  15. Goiano, Filho de Mineiro com Goiana..
    Prazer
    Marcos Valério Nascimento Ferreira

    ResponderExcluir
  16. Raiza Ferreira de Souza3 de agosto de 2011 10:13

    Meu sobrenome é Ferreira de Souza, sou paulista, meus pais são primos, ambos são do interior da Paraíba, sei que meu bisavô, avô dos dois é do Ceará, e é dele que eu descendo os dois nomes, sou muito curiosa em relação a descobrir a minha origem, estava pesquisando sobre o assunto e achei seu blog, gostei mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sou Ferreira de Catole do Rocha na Paraiba. Meu bisavo se chamava Manoel Ferreira. Meu email e msn johninspiracao@hotmail.com

    Minha mae Zulmira Ferreira, filha de Avani Maria da Conceicao e Joca Adelino(Joao Ferreira), busca sua tia Ceucina Maria da Conceicao que e filha da minha bisavo Isabel Maria da Conceicao nascida no interior da Paraiba.

    ResponderExcluir
  18. Sou da família Ferreira...

    O Coronel João Ferreira de Souza um dos fundadores de São José do Barreiro é do qual meu único sobrenome pertence a este! Porém não vou entrar em detalhes porque existe muitas pessoas que pensam que a gente quer se aparecer só pelo sobrenome de alguém importante, mas sou bisneto duma escrava por parte de pai, essa escrava foi rematada no porto da Bahia, mas não sei por uma coisa o outra o meu avô paterno filho e os irmãos dele da escrava receberam o sobrenome Ferreira na fazenda Pau D'Alho.

    jefferson.sjb@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Meu sogro, já falecido de nome Assueles Ferreira Souza é do norderte, seus pais Vicente Ferreira e Regina de Souza mudaram se para o Pará, onde residiram até suas mortes mais ou menos em 1984, gostaria de saber informações sobre os outros filhos de Vicente e Regina do nordeste.

    ResponderExcluir
  20. Olá , As famílias ferreira, Oliveira, Pereira, Carvalho , Costa, Azevedo,Vieira enfim entre outros, tem sim sua descendência portuguesa porém a sua origem é JUDAICA. São famílias que por conta da inquisição tiveram que trocar seus nomes se não morreriam.Quem tiver interesse e pesquisar vai achar sua raiz judaica, então retornemos as raízes verdadeiras!

    Juliana Oliveira Ferreira de Camargo.
    juliana_ferreira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são judaicas pois o judeus quando vinheram para o Brasil tiveram que mudar os nomes pois, o Brasil não aceitava que os judeus exercercem sua cultura aqui! Então os judeus colocaram sobre nomes de arvores!!!

      Excluir
  21. Bem, sou Rodrigues Ferreira, meu avô paterno era português, mas nunca pesquisei esse assunto a fundo...

    ResponderExcluir
  22. oi mim chamo delis cavalcante ferreira e meu professo de geografia mandou pasquisar sobre minha família eu ameii

    ResponderExcluir
  23. OLA SOU FERREIRA TB MEU PAI E BISNETO E NETO DE INDIO E NEGRO E EU SOU LOIRA E DOIS IRMAOS SAO MORENOS E UM IRMAO MISTO NEM LOUIRO NEM MORENO SOMOS TODOS MINEIROS MEU BIS ERA CORONEL PORISSO CHAMAM MEU PAI DE DITO CORONEL ELES SAO DE ESTAÇAO DIAS MG .MEU PAI E VIVO E CONTA A HISTORIA PARA NOS .MORO ATUAL MENTE SJC E ASSINO MOURA PORSER CASADA

    ResponderExcluir
  24. gostaria de saber mais sobre os ferreira pois sou descedente deles dizem que são muitos honestos,pórem são energicos. É coreto está afirmação.Margarida Ferreira.

    ResponderExcluir
  25. oi tambem sou ferreira alias deysiere ferreira herdei o sobrenome do meu avo

    ResponderExcluir
  26. O sobrenome do meu pai é Ferreira Lima pelo visto totalmente descendente de portugueses ele é nordestino tbm, valeu

    ResponderExcluir
  27. ana paula ferreira de sousa11 de dezembro de 2011 18:29

    ola minha tataravó até onde sei veio num navio de portugal para minas ai erdei o nome ferreira que conheço mito pouco

    ResponderExcluir
  28. ola tambem sou ferreira meu nome alexandre ferreira de sp erdei esse nome de meu pai o que eu sei de origem e que meu avo paterno e de serra talhada pernanbuco em memoria ANTONIO FERREIRA

    ResponderExcluir
  29. Muitos dos sobrenomes ibéricos vem das profissões dos antigos artesãos e profissionais especializados, patriarcas que nominaram as famílias no início do periodo feudal. Esses profissionais não eram vassalos comuns e mantinham uma certa influência política junto aos senhores feudais e em alguns casos até com os reis.
    Como naquela época (século 13, aproximadamente) houve o domínio mourisco na região da Ibéria (hoje Portugal e Espanha), os mouros davam os sobrenomes no feminino para ridicularizar esses patriarcas e torná-los politicamente mais fracos.
    Então o sobrenome Ferreira vem dos antigos ferreiros, que na época eram figuras importantes, pois faziam ferraduras, armas e fechaduras, que eram objetos de valor pelo seu uso.

    ResponderExcluir
  30. Meu nome é Márcio Ferreira e estou pesquisando há bom tempo sobre o sobrenome Ferreira, gostaria de conversar com todos que tenham este sobrenome.

    Meu e-mail: m-guerreiro@bol.com.br

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. OLA, SOU UMA FERREIRA MALAQUIAS, E VIEIRA DE MELO,PERNAMBUCANA ,MEUS PAIS NOS CONTARAM QUE SEUS AVOS E BISAVOS VIERAM DE PORTUGAL EM UM NAVIO.
    ESTOU ESCREVENDO A ARVORE, A HISTORIA DA FAMILIA , SE ALGUEM TIVER ALGO A ACRESCENTAR SERA UM PRAZER.

    ESTER VIEIRA DE MELO FERREIRA MALAQUIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu posso te ajudar sua historia falando desse navio entre em contato comigo no msn messiasferreiradf@gmail.com

      Excluir
    2. o meu avo morava na paraiba mais ele era um pernambucano ele era ferreiro na cidade de barra de santana PB e sechama severino ferreira dos santos faleceu na decada de setenta e foi sepultado em toritama PE aonde mora meus tios entre em contato comigo no face messias riacho fundo ou no msn messiasferreiradf@gmail.com

      Excluir
  32. Bom dia td bem com vcs ai eu queria saber sobre mais da familia ferreira como a familia ferreira cresce u tanto assim nos estados todos pq o meu nome é Moisés Fernando Ferreira pq eu queria como surgiu esse brasão da nossa familia eu agradeço por sua atenção eu sou de Pirajuí do estado de São Paulomuito obrigado por tudo
    ASS: Moisés Fernando Ferreira

    ResponderExcluir
  33. Olá! Sou um Ferreira! Segundo meu pai, meus bisavós vieram das ilhas de Açores-Portugual para colonizar o sul do Brasil. Estalando-se na ilha de Nossa Senhora do Desterro, atual Floriánópolis. Ali eles e outras familias que também vieram, desenvolveram a agricultura, plantação de café, e mandioca. Além do gado e demais animais. Por pertencerem a uma ilha tinham grande conhecimento da pesca e dos produtos do mar.
    Alguns ocuparam grandes partes de terras para o cultivo.
    Segundo o que contam sobre minha familia paterna, meu bisavô e mais dois irmãos vieram de Açores e ali se estabeleceram. Um cerdo dia os três resolveram fazer uma romaria a Aparecida do Norte, pois eram devotos de nossa Senhora Aparecida.
    Foram meses a cavalo até chegarem. Porém na volta um dos irmãos desidiu proseguir viagem para o norte do país, pois se agradou das terras que encontrou.
    Os outros dois irmãos retormando o caminho retornaram. Mas ao chegar no Paraná o outro irmão também deside ficar naquela região e explorar aquele território. E apenas meu bisavô retorna para Florianópolis.
    Não sei qual a veracidade dos fatos, mas esse é o relato que tenho.
    É claro que muitos hoje possuem este sobrenome por vários fatores históricos, por isto é muito dificil conseguir realmente identificar as raizes primárias da família aqui no Brasil. Talves se a partir do nome dos primeiros imigrantes, fosse buscado nas ilhas de Açores, ou do Porto fosse possível saber algo.
    Um abraço a todos da Familia Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem sou FERREIRA e meu bisavo ,segundo meu pai ,era de Porto União S.C. e lá constitui familia .Meu pai
      contava que ele era pregador da palavra de DEUS e se embrenhava pelo mato para ensinar às pessoas.Encontrava muito s perigos entre os bugres nome dado aos indios da região.Seu apelido rea João de Deus.pretendo ir a Portugal e pesquisar sobre a origem de fato dos Ferreiras.

      Excluir
  34. Ola,
    Eu sou uma Ferreira Magalhaes.
    Ferreira do meu pai.
    Me ajude a descobrir minha origem por favor.
    anamagalhaes39@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho Ferreira como último nome, Ferreira é da família do meu pai, sou de Mineira e meu pai também

    ResponderExcluir
  36. tambem sou uma ferreira com muito prazer por parte de pai todos nos somos parentes bem distantes mas somos teria muito prazer em conhecer todos os ferreiras da minha familia portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria imensamente tambem de saber nossas origens.Acho muito importante saber de que parte de Portugal,somos

      Excluir
  37. Sou da familia Ferreira, o nome do avo, já falecido, é Geraldo Ferreira da costa, distrito de Pedra Bonita, abre campo, MG

    ResponderExcluir
  38. oi pra todos os ferreiras , sou luis filipe ferreira sou portugues e quero dar um grande abraço pra todos os ferreiras , amo muito o brasil para mim é como se fosse o meu pais e nunca visitei bjs

    ResponderExcluir
  39. Oi! É bem tenso! Mas é legal! Eu tou aqui para cumprir um desejo da minha bisavó Regina Maria Ferreira, do Catolé do Rocha-PB! Ela antes de morrer queria achar novamente os irmãos dela, porque quando ela veio morar em Assu-RN, cidade onde moro atualmente, ela perdeu todo o contato com eles... E eu queria muito achar essa outra parte da minha família e cumprir o que minha bisavó queria.

    Qualquer coisa esse é meu email: aliceemilainedemelo@hotmail.com

    Agradeço quem poder ajudar!

    ResponderExcluir
  40. Olá,gostaria muito de poder saber mais sobre a familia Ferreira, meu avô, já falecido, era de serra talhada PE, seu nome era Luiz Ferreira de França.Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  41. sou antonio carlos FERREIRA , minha mae mineira e meu pai carioca e eu sou do espirito santo , quem sou eu ?

    ResponderExcluir
  42. Carlos E. F. Martins FERREIRA sou de Portugal e até onde sei a avó do meu avô era filha de banqueiros, na cidade de Lisboa por volta dos anos 1820 por ai, isso é o máximo de informação que tenho. Gostaria mais saber das minhas, ou melhor, das nossas origens.
    e-mail quem tiver informações kalo_twite@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. olá sou leandro ferreira minnha mãe é paraibana e meu pai é do parana quem sou eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi leandro entra em contato comigo no msn messiasferreiradf@gmail.com meu pais e minha avo sâo da paraiba quero convessa com voce sobre isto te aguardo beleza.

      Excluir
  44. sou ferreira meu avo moreu com 105 ano ;hoje vivo pela palavra de deus mas ja (fuitaura)

    ResponderExcluir
  45. Ola sou ferreira tb e quero saber mais sobre minha familia, ja lia alguma coisa sobre , mas queria algo mais detalhado. Minha vó Natalina de Campos Ferreira e meu avo João Rodrigues Ferreira.

    ResponderExcluir
  46. Oi! Eu sou uma Ferreira Alves que conheço aminha estória e da minha família desde minhas bisavós só que queria saber mais... Sobre a estória desse sobrenome... Gostaria que alguém me ajudasse...

    ResponderExcluir
  47. Sou Ferreira. Meu tri avô paterno viveu em Portugal: Francisco Ferreira. Sua esposa era Maria Ferreira. Meu bisavô paterno viveu em Cantagalo, RJ e também se chamava Francisco Ferreira. Meu avô paterno viveu em S. Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo, na época e se chamava Francisco Ferreira Jr, o que estranho, pois ele deveria ser Francisco Ferreira Neto.Só isso que sei sobre o meu sobrenome Ferreira, que permanece ainda em meus irmãos e meus sobrinhos. Se alguém puder acrescentar algo à minha história genealógica, encontre-me no Facebook, por favor!

    ResponderExcluir
  48. Também sou de sobrenome Ferreira por parte do meu pai que é nordestino, minha avó por parte de pai era da Bahia, segundo meu pai somos descendentes de Virgulino Ferreira o Lampião.

    ResponderExcluir
  49. Bom Meu nome é Rafael Ferreira, herdado do meu avô materno, Pedro Ferreira Mello, nossa família é da região de lontra, são João da Ponte no norte de minas, se tiverem algo a contribuírem(https://www.facebook.com/rafael.sants.77)

    ResponderExcluir
  50. Meu avô era português e me passou o Ferreira

    ResponderExcluir
  51. EU sou também com o sobre nome Ferreira que veio dos meus avôs por parte de pai e que vieram lá de Portugal[meus avôs].

    ResponderExcluir
  52. eu tambem sou um ferreira estou querendo tirar minha nascionalidade portuguesa mas nao acho seu nascimento em portugal por que nos documento que tenho nao fala de onde ele veio email. marceloalexandremoraes@gmail.com

    ResponderExcluir